Novo logo da marca visa aproximá-la do novo foco da empresa, que é a inteligência artificial
Lançado no final de 2004 como uma solução agregadora de conteúdo aéreo, a Reserve, empresa de Solange e Luís Vabo, está completando 20 anos de operações este mês e renova seu logotipo, visando aproximá-lo do novo foco da empresa para os próximos 10 anos: a inteligência artificial generativa proprietária.
Atualmente operando com dois sistemas, o Reserve Travel para agências de gestão de viagens corporativas, e o Reserve Enterprise, licenciado diretamente para as empresas, o Reserve Investe vem há sete anos apostando em pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial, tendência destacada no novo logo da empresa, que marca seus 20 anos e aponta o caminho até 2035.
“A cada dez anos, buscamos renovar nossa marca sempre olhando para o futuro. Desde 2017 estamos desenvolvendo nossa própria inteligência artificial generativa, aplicando machine learning em nossa gigantesca base de dados construída ao longo desses 20 anos por mais de 25 mil empresas e três milhões de usuários”
Solange Vabo, fundadora e presidente do conselho do Reserve
O Portal PANROTAS entrevistou Luís Vabo, fundador e presidente da empresa, e o CEO Sergio Monteiro, juntamente com Matheus Castro, o diretor de produtos e clientes do Reserve. Confira abaixo:
LUÍS VABO – Nossas mudanças são até mais frequentes, mas as grandes evoluções tecnológicas e as novas tendências do mercado acabam coincidindo com nossos investimentos em P&D, nos levando a lançar tudo junto para marcar cada um desses momentos.
PP – Além de lançar o primeiro OBT e o primeiro expense management do Brasil, o Reserve agora vem com “inteligência artificial generativa proprietária”. O que afinal é isso?
MATHEUS CASTRO – Acredito que ninguém mais duvida que a IA veio para refundar as bases de todos os negócios. Nossas pesquisas nos levaram a construir uma arquitetura para aplicação de IA em nossos principais serviços utilizando, além de alguns dos provedores de IA mais conhecidos e experimentados (OpenAI ChatGPT e Google Gemini por exemplo), também o nosso próprio algoritmo de inteligência artificial, desenvolvido pelos nossos times de produtos e de tecnologia.
PP – Mas qual a diferença disso para a IA que já conhecemos e como isso impactará o cliente?
SERGIO MONTEIRO – Na verdade, todos nós ainda estamos conhecendo as aplicações da inteligência artificial e, é bem verdade, suas consequências nos produtos, nos serviços e no mercado consumidor de forma geral. Ao longo de nossas pesquisas, tivemos a oportunidade de avaliar qual o melhor caminho a seguir: plugar na IA das grandes big-techs ou desenvolver nosso próprio algoritmo.
Optamos por seguir um caminho híbrido, usufruindo do avanço que os grandes players mundiais já conquistaram e disponibilizam aos desenvolvedores, de forma harmoniosa com nossas próprias iniciativas nesta área, todas focadas exclusivamente no nosso negócio. Esta é a principal vantagem para nossos clientes, nossa IA foi concebida de forma dedicada ao negócio gestão de viagens e despesas corporativas.
PP – Qual a aplicação prática da IA generativa própria do Reserve nos processos de gestão de viagens?
SM – Estamos lançando em produção, ainda em outubro, o atendimento inteligente por Whatsapp, através de nosso aplicativo ReserveZap, lançado em junho, sempre associado aos sistemas Reserve Travel e Reserve Enterprise.
Nossa visão é que nossa IA aprenda e aplique nas respostas, nos atendimentos, nas reservas e nas emissões de serviços, todas as preferências pessoais do cliente, cumpra as políticas de viagens e despesas da empresa, considere as regras de emissão do serviço de cada fornecedor, antecipe dúvidas dos usuários e tome iniciativas alinhadas com a decisão que o usuário tomaria e aqui reside o maior desafio. Inspirada nesse propósito, nossa IA generativa proprietária chama-se ARIA, de Assistente Reserve de Inteligência Artificial.
PP – Considerando o crescimento da IA, como vocês enxergam que o Reserve e o mercado atuarão na próxima década?
SM – Estamos confiantes de que os nossos próximos dez anos serão marcados por um crescimento consistente e pelo aumento gradual orgânico de nossa participação no mercado. Nos últimos três anos, mantivemos uma trajetória de expansão de 25% ao ano, conquistamos importantes clientes, lançamos produtos inovadores e reiniciamos a expansão internacional de nossas operações.
A inteligência artificial veio abrir uma gama enorme de possibilidades, tanto para o gestor de viagens quanto para o viajante, e o mercado continuará a demandar tecnologias cada vez mais inteligentes, que otimizem a gestão de viagens e despesas e ofereçam facilidades aos viajantes. Estamos preparados para liderar essa revolução.
O Reserve informa que a ARIA já está disponível para os licenciados no aplicativo ReserveZap e que maiores informações poderão ser obtidas pelo email equipe.cliente@reserve.com.br.
Fonte: Panrotas